Fundada em 1995, pelos irmãos Cézar Ramos Júnior e Fernando Ramos, a Natucentro é uma empresa brasileira, pioneira no seu segmento e especializada no processamento e comercialização de produtos apícolas.
Localizada na cidade de Bambuí, Minas Gerais, especificamente na região da Serra da Canastra, onde predomina o bioma do Cerrado e onde nasce o Rio São Francisco. A região é mundialmente reconhecida pelo seu terroir privilegiado onde se produz a legítima e rara Própolis Verde.
São 30 anos de trabalho dedicados a qualidade e excelência na área, garantindo sua originalidade e credibilidade.
O cuidado com a produção dos produtos assinados pela marca Natucentro se inicia deste o manejo das suas cinco mil colmeias, passando pelo processo rígido das técnicas de coleta, transporte e inspeção, até o processamento no moderno parque fabril da indústria, hoje chamada de Bee Propolis Brasil.
A tecnologia adotada evita que os produtos passem por processos de e/ou pasteurização, propiciando mais qualidade e segurança ao consumidor.
Nossa indústria é certificada por organismos com abrangência nacional e internacional, como ISO 9001, IFS Progress Food, Agricultura Familiar e certificações orgânicas. A empresa é fiscalizada também pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), assegurando a qualidade de nossos produtos através do selo S.I.F, garantindo também o cumprimento das exigências requeridas por meio do programa de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC ou HACCP).
Com clientes em todo o Brasil e em outros países da América, Ásia e Europa, a empresa oferece além de produtos de alta qualidade, a segurança do fornecimento dentro dos prazos e especificações devido a sua alta capacidade produtiva, se destacando pela sua expertise no processo de exportação.
Promover saúde e qualidade de vida por meio de produtos de origem natural.
Proporcionar bem-estar e qualidade de vida a um número cada vez maior de pessoas.
• Ética, sustentabilidade e honestidade
• Pró-atividade, inovação e foco no cliente
• Cooperação, excelência em qualidade e parceria
• Profissionalismo, respeito e comportamento
A Natucentro oferece produtos que promovem hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis, garantindo o equilíbrio entre a alimentação e a preservação da natureza. Investimos em pesquisa, tecnologia de ponta e padrões elevados de qualidade para fornecer alimentos nutritivos, sem conservantes, oriundos da flora brasileira.
Nossos produtos passam por um rigoroso controle de rastreabilidade, desde a produção nas colmeias até a entrega ao consumidor, assegurando a origem verdadeiramente natural e de extrema qualidade.
Defendemos os rótulos dos produtos com informações nutricionais mais clara e simples com regras para a publicidade de alimentos, principalmente para crianças e terceira idade.
Nossos produtos são fabricados pela indústria Bee Propolis Brasil, que garante qualidade, boas práticas de fabricação, padronização, segurança alimentar e sustentabilidade validadas por inúmeras certificações com validade nacional e internacional.
Todos os produtos passam por um rigoroso controle de qualidade em nosso laboratório, garantindo segurança alimentar e atestando a qualidade de cada lote. A Natucentro é sinônimo de qualidade, refletida em nossos produtos.
As abelhas são responsáveis pela polinização de cerca de 75% das plantações que servem de alimentos para nós. Com o desmatamento e consequente diminuição das árvores e plantas da nossa flora, essas pequenas polinizadoras passam a correr o risco de extinção. Ciente disso, a Natucentro não poderia deixar de agir e tentar diminuir este impacto na natureza ao seu redor. Foi quando, em 1996 a empresa iniciou um projeto de reflorestamento da planta alecrim-do-campo, nas suas fazendas de Bambuí, para que as abelhas tivessem flores para se alimentar e consequentemente equilibrar seu ecossistema.
Este projeto fez com que, em 2007, a Natucentro fosse reconhecida como “EMPRESA MODELO DE SUSTENTABILIDADE PELA UNIÃO EUROPEIA”, coroando seu compromisso com a preservação ambiental e a responsabilidade socioambiental e influenciando os demais apicultores da região a fazer o mesmo.
O projeto da Natucentro virou um documentário, e o filme recebeu o nome de “Cidade das Abelhas”, com imagens e depoimentos captados na empresa e em seus apiários. Também foi gerada uma cartilha sobre o assunto. Esta foi distribuída aos alunos de escolas de Portugal onde o filme foi exibido.
O crescimento populacional e o avanço tecnológico descontrolado têm levado à diminuição das áreas verdes, resultando na extinção de abelhas, que desempenham um papel crucial na polinização agrícola. Estima-se que 75% das colheitas mundiais dependem da polinização por insetos, sendo que 20 mil das 100 mil espécies de polinizadores são abelhas.
Fatores como desmatamento, baixa diversificação da flora e uso de pesticidas contribuem para a redução dos pastos apícolas. A conscientização e práticas sustentáveis são essenciais para enfrentar esse desafio, e todos — governos, empresas e cidadãos — têm um papel na preservação ambiental.
A apicultura, por ser uma atividade socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável, nos oferece a oportunidade de evoluir de maneira responsável em relação ao meio ambiente.