A Sustentabilidade Ambiental, está ligada a ações que respeitam o meio ambiente e a políticas que tenham como um dos principais objetivos a sustentabilidade.
Através do uso inteligente dos recursos naturais, garantindo que eles tenham longevidade, ou seja, se mantenham para o futuro. Nessa linha, a Sustentabilidade Ambiental é a capacidade de manter o ambiente natural viável à manutenção das condições de vida para as pessoas e para as outras espécies. Isso garante, ainda, a qualidade de vida para o homem, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e sua função como fonte de energias renováveis. A adoção das medidas que deem sustentação ambiental garante, em médio e longo prazo, um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana, garantindo a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) necessários para a qualidade de vida das próximas gerações.
Sustentabilidade ambiental é uma característica que assume toda pessoa ou instituição que se importa com a continuidade da vida no planeta!
Salve as abelhas, salve o planeta!
Com o crescente desenvolvimento populacional e avanço tecnológico desgovernado, o consumismo e a produção em larga escala de insumos alimentícios e tecnológicos, o planeta vem diminuindo sua área verde e consequentemente as abelhas também são exterminadas a medida que o crescimento irresponsável aumenta. As abelhas não são somente responsáveis pelos produtos apícolas que nos alimentam e nos concedem bem-estar, elas têm papel essencial na polinização agrícola. Estima-se que 75% das colheitas mundiais dependam da polinização por insetos. Há mais de 100 mil espécies de animais invertebrados polinizadores no mundo, dos quais 20 mil são abelhas. O desenfreio do desmatamento, a pouca diversificação da flora e o uso de pesticidas contribuem para a diminuição dos pastos apícolas. A conscientização e as práticas sustentáveis, são essenciais para impedir esse problema que depende de todos nós: governos, empresas e cada cidadão; somos responsáveis pela preservação ambiental e sobrevivência do planeta.
E a apicultura por ser uma atividade socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável, nos proporciona a chance de aprendermos que podemos evoluir com responsabilidade ambiental.